sábado, 3 de maio de 2008

Devagar e...devagarinho

A memória colectiva...

Para ser justo, tenho que dizer que as obras deixadas pelo anterior executivo camarário do Partido Socialista, estão a ser levadas a bom porto!

Tudo parece decorrer com a maior calma e serenidade.

É verdade que a Pólis foi atrasada, e até se cometeram alguns atropelos á lei, mas agora parece estar a caminhar para que esteja concluida em 2009!

É verdade que o Fórum Barreiro tem andado a bom ritmo...diz-se que estará concluido no ultimo trimestre deste ano. Pelo que sabemos, talvez não seja fácil...talvez para 2009!

É verdade que as obras no mercado 1º de Maio parecem estar a começar, apesar de serem também a custo zero para a autarquia, e á custa de 500 lugares de estacionamento do Fórum, ou muito me engano, ou irão fazer muita falta...
Mas estou certo que estará concluido em...2009!

É verdade que a construção do tanque de aprendizagem do Lavradio já vai a caminho do terceiro ano e não se houve o Sr. Presidente da junta a levantar a voz contra essa situação...será que é pelo facto do pai dessa obra ser o vereador Amilcar Romano, ou estará á espera de...2009?

Resta-nos a esperança que a recuperação da antiga Escola Mendonça Furtado, aconteça...mas esta, creio que nem para 2009!!!

De resto, não me lembro de mais obra...nem aquelas pequeninas, como o tapar buracos das estradas que bem precisam...

Creio que me está a escapar qualquer coisa...

Porquê 2009?

Tentem perceber...mas devagarinho, ainda faltam alguns meses!

9 comentários:

Zé do Barreiro disse...

" Creio que me está a escapar qualquer coisa..."

Tem razão, meu caro Carlos Duarte, tem toda a razão.

Está a escapar-lhe a E.T.A.R., exactamente aquela que servirá o Barreiro e a Moita, a qual, dizem, está atrasada devido à análise dos terrenos.

Imagine !

Saudações,

Zé.

Carlos Duarte disse...

Boa noite amigo Zé!
Tem razão, falha indesculpável a minha dado o importância deste projecto para o Barreiro e não só.
E devemos relembrar, que só foi possivel devido ao excelente trabalho do então Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, do Partido Socialista, Emidio Xavier!
Um abraço

Anónimo disse...

Pois, olhe que não, olhe que não, em breve terá notícias.
Sabe que a verdade é como o azeite em água.

Abraço

Manuel

Anónimo disse...

Bom dia
Estive a ler com atenção e há uma coisa que também a mim me escapa, será que me podem esclarecer?
Se o PS lançou tantos projectos e fez tantas coisas boas pelo Barreiro porque é que perdeu as últimas eleições? Falta de comunicação e de informação ao municipes? Ou isto é tudo publicidade enganosa? Sinceramente não percebo.

Carlos Duarte disse...

Caro anónimo:
Obrigado pelo seu contributo.
Tem toda a razão!
Naturalmente que ainda hoje, muitas pessoas se interrogam sobre aquilo que aconteceu!
Na minha opinião, o mal do PS foi e continua a ser a forma como a informação é tratada e chega ás populações.
Não tenho dúvidas que no caso do Barreiro, foi isso que aconteceu.
O problema, é que erradamente, espera-se pela altura das eleições para se tentar demonstrar as diferenças, o que é sempre entendido como eleitoralismo!
Mas hoje os Barreirenses já têm modelo de comparação entre a gestão Socialista e a gestão do PCP ao longo dos anos.
Fique bem.
Carlos Duarte

Anónimo disse...

Neste momento interrogo-me; será que os barreiresses não querem ver a sua terra crescer?
Não querem boas infra-estruturas, equipamentos, ordenamento, desenvolvimento economico, social, cultural e ambiental? Enfim, uma cidade onde possa dar gosto e vontade de viver.
porque contestam todo o trabalho feito e o ignoram, ou menosprezam?
Porque não assumem nem aceitam o facto de, durante 3 decadas nada de novo e bom ter sido feito por esta terra e em prol do barreiro?
Andarão cegos, ou simplesmente apaticos?
Sinceramente!!!

Anónimo disse...

Existem coisas engraçadas:

A Antiga Escola Mendonça Furtado foi deixada livre no Verão de 2000, altura em que a Escola se mudou para as novas instalações na Escavadeira. A CMB era maioria CDU, a escola tinha como Presidente do Concelho Executivo o Prof. Amílcar Romano.
Quando o Edifício foi entregue á autarquia tinha sido alvo de vandalismo, havia entulho, portas, puxadores, interruptores e vidros partidos, pedaços de parede e azulejos arrancados. Isto esteve á vista desarmada de quem quis espreitar lá para dentro.
Não me cabe atribuir a paternidade de tal acto bárbaro, mas quem quer que o fez prestou um mau serviço á população do Barreiro.
No entanto em 2001 a CMB passou a ser dirigida pelo PS e esses quatro anos de mandato passaram e nada foi lá feito. Não me parece muito bem falar disso agora é tipo “diz o roto ao nu”.
O Fórum Barreiro não está a ser construído pela CMB, pois não? Quem o está a construir tem objectivos comerciais e não políticos, não acredito que tenham como deadline datas eleitorais.
Quanto a uma questão que é levantada, não aqui mas noutros blogues que também se identificam com o PS é a questão desta Câmara colher louros por coisas que não faz tipo a obra da muralha da Avenida Bento Gonçalves que é feita pela APL. Até são capazes de ter razão e então que dizer á propaganda feita no anterior mandato á passagem desnivelada superior junto ao Pingo Doce, que na altura foi alvo de um slogan de “Prometemos cumprimos”, Por acaso foi feita pela CMB? Não foi a Refer e quem a planeou ou negociou também não teve em conta os interesses da população, é uma obra castrante.
Já agora durante o mandato do PS na Autarquia foram terminadas várias obras que tinham sido projectadas anteriormente como o Auditório Municipal Augusto Cabrita ou o Mercado de Santo André. E ainda bem que o foram! E tanto quanto sei foram feitas alterações e adaptações aos projectos originais. E estavam no seu direito!
Ainda um pouco mais: o Polis já vinha a ser planeado e elaborados projectos e candidaturas antes de 2001, a ETAR também.
Já agora podia referir a obra final do mandato PS, a Avenida Alfredo da Silva, que foi feita mesmo em cima das eleições, não foi acabada, parece que ficaram coisas mal explicadas nos pagamentos aos empreiteiros, não foi feito novo sistema de esgoto de águas pluviais.
Uma coisa e não concordarmos politicamente, outra coisa é o achincalhar.

Um Barreirense Atento

Anónimo disse...

Maravilha, o Barreiro saiu do Feudalismo quando o PS esteve na CMB, em 4 anos os meninos, desenvolveram a rede de águas, esgotos, conquistaram o Barreiro à Quimigal (ex CUF) e à CP, anteriores proprietários do Barreiro, que consentiram um crescimento sem qualquer plano urbanístico, se calhar o Adragão e os seus predecessores eram do PCP, alternando entre a CP e a CUF.
Avenidas como a Afonso Henriques e ruas como a Júlio Dinis, a Professor Joaquim Vicente França, que terminam abruptamente num descampado da CP, avenidas como a Miguel Bombarda, descaracterizadas por uma então construção a dimensões que rivalizam num contexto anterior ao próprio Marquês de Pombal, assim como a rua Dr. Manuel Pacheco Nobre, mas claro que só quando o PS esteve na CMB é que isto tudo foi resolvido, daí se justificar o défice financeiro pós PS na CMB, então os rapazinhos, tiveram que fazer tudo.
Perderam a CMB porque os jornais locais e o boletim da CMB, se esqueceram de informar a população, possivelmente foi boicote dos comunistas, os gajos quando não andam a comer criancinhas, ou a dar golpes de estado para implementação de uma nova URSS, andam a boicotar o excelente trabalho do executivo PS na CMB e do governo PS em Portugal.
Caro senhor, o blogue é seu, está no seu direito de não publicar comentários que não partilham da sua opinião política, este será sem dúvida o meu 2º comentário que o caro Senhor não irá publicar, mas em Liberdade tudo é permitido até censurar e limitar a Liberdade dos outros.

Escusa de me conotar com o que quer que seja, eu apenas não sou cego nem ando apático, como expressa aí o anónimo das 14:58 e de modo nenhum contesto, ignoro ou menosprezo o trabalho feito, só que este não foi de facto feito pelo executivo PS nos 4 anos do seu mandato na CMB

Passe muito bem, já agora ficaria muitíssimo bem ao PS do Barreiro, que os seus militantes e dirigentes, se deixassem de procurar atirar serradura para os olhos dos Barreirenses e assumam que podiam de facto ter feito mais e de que cometeram erros crassos, mesmo de palmatória, o meio é pequeno amigo e tudo se sabe.

Manuel Santos
(Um Barreirense com 60 anos de Barreiro e sempre Independente, mas honesto)

Carlos Duarte disse...

Meu caro Manuel Santos:
Os seus 60 anos,(se assim é) fazem com que o meu respeito tenha que ser ainda maior!
Contudo, queria dizer-lhe, que as afirmações que profere e a forma como as coloca, são de alguma ingenuidade!
Pois fique sabendo, que ao longo de 4 anos o PS na CMB fez muito daquilo que em 27 anos o PCP não foi capaz de fazer!
Poderia dár-lhe muitos exemplos, mas apenas lhe vou dar um por agora, a construção da escola do 1º ciclo com pré-escolar dos Fidalguinhos.
Como demonstra ser um "conhecedor" profundo das questões financeiras e não só, talvez devesse referir que nesse mesmo bairro dos Fidalguinhos, os construtores pagaram o devido, e a gestão camarária do PCP esqueceu-se que ali existiam pessoas a morar e que pagavam e pagam as suas contribuições.
E quanto á informação e ao boletim municipal, deixe que lhe diga que no mandato do PS a oposição do PCP, na CMB exigiu e bem, que pudessem exercer o estatuto de oposição nesse boletim.
O actual executivo camarário o que faz?
Diz que nem pensar, o boletim é do executivo camarário, e a oposição não tem nada que lá opinar!!!
Isto não lhe faz lembrar nada?
Défice financeiro?
Então os 20 milhões de empréstimos feitos pela gestão do PCP que tiveram que ser pagos á banca pelo executivo do PS, também entram nessas suas contas?
E o empréstimo de 6 milhões de Euros aprovado recentemente em Assembleia Municipal para pagar a fornecedores que já não recebem á mais de 13, 14, e até mesmo 15 meses?
Sabe porque foi possivel fazê-lo?
Porque o governo PS, assim permitiu aqueles que não ultrapassassem o limite do endividamento.
Sabe que mais? Todos nós sabemos que a situação financeira da Câmara não era esse quadro negro que o Sr Presidente da Câmara pintou e o meu amigo aqui corrobora!!!
Se assim fosse, faziam-se jantares com os trabalhadores da autarquia, em dois anos consecutivos no valor de 3 mil contos (moeda antiga) cada?
Das duas uma ou não havia défice por aí além, ou existe uma má gestão!!!
No que diz respeito á sua afirmação que não iria publicar este seu comentário...enganou-se redondamente!
Mas também se engana se pensa que não irei publicar o primeiro que me mandou. E sabe porquê? Porque como trabalho e nem sempre tenho tempo para satisfazer a sua curiosidade, com a atenção que me merece,reservei o meu direito de responder para uma altura posterior, onde lhe responderei (com factos) aos seus despropositados comentários, que revelam que afinal está mesmo muito mal informado!!!
Quanto ao PS, meu caro amigo, é o partido da Liberdade.
Poderia ter efectivamente feito mais em 4 anos, mas certamente, fez mais do que o PCP está a fazer neste momento e alguma vez tinha feito em 27 anos!
Eu orgulho-me!
Bem haja pela sua colaboração.
Carlos Duarte