terça-feira, 22 de abril de 2008

Para todos reflectirmos…


Porque estamos a comemorar Abril!
Porque o poder local, tal como todos o defendemos só foi possível com Abril!
Porque estamos num País Livre e Democrático graças à Revolução de Abril!

Aqui vos deixo a essência de uma moção apresentada pelos eleitos do Partido Socialista, que pretendiam homenagear ABRIL, e foi simplesmente REPROVADA PELOS ELEITOS DA CDU em plena Assembleia de Freguesia da Verderena.




Retirem as vossas conclusões…


Moção


25 de Abril: a cor da Liberdade


Comemora-se no dia 25 de Abril o 34ª aniversário da Revolução dos Cravos, data maior da história contemporânea e símbolo máximo da luta de um povo pela construção de uma sociedade mais justa e livre.
Os 48 anos de Salazarismo, legaram-nos um País com graves problemas de desenvolvimento económico e social(…)os elevados índices de analfabetismo e a total ausência de um sistema de protecção social que zelasse pelos interesses dos mais desfavorecidos.
A violenta repressão exercida pela censura e pela PIDE constituíram os alicerces do fascismo, tendo provocado um extenso rol de vítimas que sofreram no anonimato das prisões políticas as mais inimagináveis sevícias. A própria guerra colonial constituiu mais uma demonstração do carácter autoritário e sanguinário do salazarismo que, a coberto da moral e dos bons costumes, enviou milhares de jovens portugueses para morrerem num conflito bélico completamente absurdo.
Passadas mais de três décadas, temos consciência de que Portugal sofreu uma mutação profunda nos mais diversos domínios, com particular destaque para a existência de um sistema de segurança social universal, o inegável progresso dos indicadores de saúde pública e o aumento dos índices de escolarização da maioria da população. Apesar de existirem problemas que não devemos negligenciar, é motivo de orgulho para todos os democratas que, num tão curto espaço de tempo, tenhamos conseguido superar muitas das nossas limitações iniciais, enquanto que outros países europeus persistiam, até há bem pouco tempo, nas velhas receitas do autoritarismo e do miserabilismo.
O maior contributo que podemos prestar à resistência heróica(…) é continuarmos empenhados na luta pela afirmação dos valores e ideais de Abril.. Nas palavras de Sophia de Mello Breyner, com a revolução dos cravos pudemos finalmente conhecer a “cor da liberdade”(…).

Levando em consideração estes factos, a Assembleia de Freguesia da Verderena, reunida em sessão no dia 21 de Abril de 2008, delibera:


1. Homenagear com sentida emoção o gesto sublime dos militares de Abril e do Povo Português que derrubaram de maneira pacífica o regime fascista, declarando o fim a uma ditadura que se caracterizou pela violência com que silenciou os seus opositores e procurou asfixiar qualquer vestígio de vida cívica.

2. Enaltecer as conquistas sociais e políticas que os 34 anos de vida democrática concretizaram e cujo aprofundamento e consolidação constituem o nosso maior desafio.

Os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia da Verderena

9 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Carlos Duarte...
Estive presente na referida sessão e infelizmente não ouvi a leitura da moção porque os srs eleitos decidiram que não era necessário fazê-lo.
No entanto,recordo-me de o eleito da CDU ter solicitado que retirassem a frase sobre os paises da europa que até há bem pouco tempo viviam à mercê do autoritarismo e do miserabilismo. É claro que este parágrafo deve ser uma provocação relacionada com os países do leste europeu e para comemorar abril não me parece que isso seja muito bonito. Abril deu-nos a liberdade por isso não podemos obrigar outros a concordar connosco.
Assim até sou forçada a pensar que os srs. não aceitaram a proposta para a moção não ser aprovada.
No entanto, não entendo a sua preocupação porque ontem a MESMA moção, porque às vezes a criatividade não dá para mais foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal, o mesmo já não se podendo dizer da posição dos eleitos do PS Barreiro que se abstiveram na moção do 25 de Abril proposta pela CDU, bem como os eleitos do PSD.
Comprar este tipo de guerras a propósito do 25 de Abril, volto a repetir não é bonito e não lhe fica bem porque o considero uma pessoa séria.

Nota: Sugiro que corrija os eleitos do PS na Junta de Freguesia da Verderena, eu sei que ainda é o hábito mas os srs. são eleitos na Assembleia de Freguesia.

Rita

José Gil disse...

Carlos vais-me desculpar tenho uma pergunta a fazer à Sra. Rita.

Sempre me fez espécie uma coisa e talvez a senhora me possa responder. A que tipo de ditaduras é que o PCP é contra? Já sabemos que o regime Chinês, o Regime Cubano e o regime Norte Coreano não são vistos como ditaduras pelo PCP. Então que regimes o PCP considera ditatoriais?

Não leve a mal esta minha pergunta, mas gostaria seriamente que me respondesse, para que possa perceber melhor o pensamento do PCP. Isto se souber, pois não sei se comunga das ideia do PCP. Mas se souber agradecia que respondesse.

Carlos desculpa a intromissão e a pergunta. Um abraço, Gil

Carlos Duarte disse...

Cara Rita:
Seja bem vinda a este meu espaço!
Agradeço desde já as suas palavras, e a rectificação que me sugere a qual farei de imediato, mas sabe que quando vivemos com paixão, dedicação e consciência do dever cumprido, estas coisas acontecem!
Gostaria no entanto de a esclarecer, que me parece um pouco contraditório o que diz.
Diz não conhecer a moção, mas refere que é a mesma que foi aprovada em Assembleia Municipal.
Diz que a liberdade permite que se tenha uma opinião contrária.
Concordo com esta sua opinião, o que não posso entender, è como a mesma moção, foi aprovada politicamente pelos eleitos da CDU na Assembleia Municipal e regeitada na Assembleia de freguesia da Verderena...Claro que não se trata da liberdade de ter uma opinião contrária.
Sabe melhor do que eu, que isso em politica e no seio da CDU, não é possível!
Não me querendo alongar, dir-lhe-ei ainda que quando se elaboram moções, e quando se quer homenagear um feito tão importante, não se fazem provocações...
Se a posição da CDU sobre a mesma moção na Verderena è uma, e na Assembleia Municipal è outra, só pode significar que a frase "os paises da europa que até há bem pouco tempo viviam à mercê do autoritarismo e do miserabilismo" pretende apenas relembrar factos históricos, e que os eleitos da CDU na Assembleia de freguesia da Verderena por esta ou aquela razão não querem aceitar como válidos...
Fique bem!

Anónimo disse...

Boa tarde outra vez...
Para esclarecer o primeiro comentário do sr. José Gil, não faço a mínima ideia quais são os regimes que o PCP considera ditatoriais, isso terá que perguntar aos militantes do PCP... Mas aqueles regimes que refere não me parece que se situem na Europa...
Quanto ao Sr. Carlos Duarte aproveito para esclarecer que sei que a moção é a mesma porque no final da Assembleia Municipal de ontem ficaram moções nas cadeiras dos jornalistas que trouxe para casa para ler com mais atenção... Hoje quando vim visitar o seu blogue ao qual acedi através do blogue da Ana Rocha é que verifiquei ser a mesma moção!
De qualquer forma a minha opinião é que celebrar Abril é sempre uma altura para fazermos um exame de consciência das acções que praticamos no dia a dia. Há quem o faça no Natal ou no ano novo, eu prefiro fazê-lo nesta altura de celebração da Liberdade...
Boa tarde aos dois!
... e bom 25 de Abril!!!
Rita

Anónimo disse...

Olá Gil!
Vem vindo!
Um abraço
Carlos Duarte

Carlos Duarte disse...

Cara Rita:
È sempre bem vinda a este meu blog!Desejo-lhe também a si um bom 25 de Abril!
Felicito-a ainda, por ter acedido ao meu blog, através do blog da minha amiga Ana Rocha, significa que é uma pessoa interessada e gosta de leituras com qualidade!
Quanto aos exames de consciência eu sou ainda mais exigente...faço-os todos os dias!
Tive um avô de muita qualidade, um pai que lhe seguiu o exemplo...e eu vou tentado preservar as suas memórias!
Fique bem!

Ana Gomes da Silva - Capikua disse...

Li com toda a atenção o teu post e os comentários que foram feitos.

Relativamente ao primeiro comentário da Rita, (peço perdão pela excessiva familiaridade), não percebi a incomodidade do eleito da CDU relativamente à alusão aos países da Europa, que nas palavras da comentadora “deverá ser uma provocação relacionada com os países do leste europeu”.

Se celebrar Abril é de facto uma boa altura para exames de consciência, caberá nesta introspecção o caso da URSS, anunciada como a Terra Prometida aos militantes do PCP durante a ditadura de Salazar em Portugal.

Deixo aqui duas lembranças:

“Chegou-nos a notícia, em Agosto de 1939, da assinatura do Pacto Germano-Soviético.
Comunistas e nazis, proclamavam o seu desejo de estabelecer entre si uma paz duradoura.
(…) uma das cláusulas, como se veio a saber mais tarde, consistia na entrega aos nazis de algumas centenas de comunistas. Estaline queria a todo o custo apaziguar Hitler. A notícia caiu entre nós, militantes do PCP que lutávamos contra o regime, como uma bomba…”

Edmundo Pedro em “Um combate pela liberdade”

“José Estaline (1879 – 1953) liderou a União Soviética com pulso de ferro e sem quaisquer constrangimentos de ordem moral.
Directa ou indirectamente, o seu reinado de terror ficou marcado por mais de dez milhões de mortes e pela crença inabalável de que um único homem podia impor a sua vontade e exercer um poder discricionário, passando por cima de valores fundamentais como a liberdade individual, a vida humana ou a própria História.”

Jornal “Sol” em 26 de Novembro 2006

Quem falou em autoritarismo???
Parece-me uma boa reflexão em vésperas de 25 de Abril…
Carlos, peço desculpa peça extensão do comentário…

Ana Rocha

Ps: Rita, naturalmente que também é bem vinda ao meu blogue.

Carlos Duarte disse...

Boa noite Ana
Obrigado por mais um interessante contributo!
Em rigor, o importante è relembrarmos a história mesmo que recente. Todos temos direito a emitir a nossa opinião, contudo não devemos ter vistas curtas...e não devemos tentar escamotear os factos...
Normalmente, è com os erros que mais aprendemos...
Que assim seja...espero!
Fica bem!

São disse...

Porque será que algumas pessoas se sentem tão incomodadas com as verdades?!
Bom fim de semana prolongado.