quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O PCP e a defesa dos trabalhadores...

A mulher de César...

Como todos sabemos a Lei das Finanças Locais veio favorecer os Municípios.
O Município do Barreiro, de acordo com esta Lei, tem o direito em cada ano a uma aplicação variável até 5%, no IRS dos cidadãos com domicílio fiscal no Barreiro.

Contrariando com factos, as afirmações de que a aplicação desta Lei penaliza o Barreiro, veja-se o aumento das receitas do IMI (antiga contribuição autárquica) ou do IMT (ex-Sisa) que têm aumentado progressivamente, também as receitas nos anos 2007 e 2008 da “fixação da participação variável do IRS aumentou, para não falar ainda do aumento de outros impostos que o Município tem vindo a cobrar aos barreirenses. Podemos assim concluir, que as receitas correntes do Município têm vindo a aumentar de forma considerável.

A não aceitação por parte do executivo da CMB da gestão do PCP/CDU, de reduzir de 5 para 4% a “fixação da participação variável do IRS de 2009”, com benefício directo para os cidadãos com domicílio no Barreiro, representa uma total insensibilidade perante as dificuldades dos Barreirenses e reflecte ausência de coragem para fixar ou atrair novos Munícipes.

Esta decisão torna-se ainda mais grave, se atendermos ao facto do PCP criticar o aumento de impostos por parte do poder central, e em sua própria casa fazer o mesmo, penalizando e agravando as condições de vida dos Barreirenses.

O PCP não pode ter dois pesos e duas medidas. Não lhe basta dizer que é de esquerda, e que defende os trabalhadores.

Tal como diz o ditado "à mulher de César não basta ser séria, terá que parecer"!

Carlos Duarte